O skate pode ser a atividade ideal para seu filho, filha ou você mesmo começar a praticar e só vou te mostrar bons motivos para se convencer disso!
O esporte, que se popularizou na Califórnia na década de 1960, carrega um certo estigma de rebeldia, mas traz justamente o contrário: é uma prática que tem a ver com disciplina e determinação.
Andar de skate é tão importante que o esporte foi incluído na lista oficial de modalidades nas Olimpíadas de Tóquio (2021), onde os skatistas brasileiros brilharam na competição e garantiram três medalhas de prata, marcando uma linda estreia.
Como você provavelmente já sabe, uma das medalhistas foi Rayssa Leal, a Fadinha do Skate. Com 13 anos, a menina ajuda a provar que skate é sim coisa de criança, de menina e também adultos, pois não tem limites, é uma pratica com evolução interna, cada um com a sua, porem juntos.
Veja só como esse esporte pode fazer bem para todos. Quem sabe um skate não seja seu próximo desafio e diversão.
Como o skate ajuda no desenvolvimento físico
Quem pratica esportes desde a infância cresce com um desenvolvimento saudável em diversos aspectos, desde a cognição às relações sociais.
Para a saúde do corpo, as grandes vantagens dos exercícios físicos são o combate ao sedentarismo, a resistência óssea e muscular e o fortalecimento do sistema imunológico.
O skate, em específico, traz um conjunto de benefícios ideais para quem está em fase de crescimento. Entenda o que esse esporte pode fazer pelo corpo:
Promove energia e disposição no dia-a-dia
Se sua criança, ou você não se interessa por nenhum esporte, o skate pode mudar esse cenário: é superdinâmico, divertido, envolve velocidade e manobras constantes, além daquela adrenalina gostosa.
A liberação de serotonina, o hormônio da felicidade, vai lá em cima. O resultado? Com a energia bem gasta, o sono melhora e a disposição também.
Estimula as habilidades motoras e melhora a postura
O skate aprimora o controle manual, a coordenação motora de membros superiores e inferiores e toda a agilidade corporal da criança.
Se manter em pé em cima do shape do skate, aquela tábua fixada às quatro rodinhas, é uma atividade que exige muito equilíbrio. E todo esforço faz com que a coluna se mantenha bem ereta, caso contrário, é tombo na certa, né?
Fortalece as articulações
Os movimentos feitos por quem anda de skate trabalham as articulações e cartilagens do corpo, seja na espécie de remo para pegar velocidade ou no impulso do pulo feito para completar uma manobra. Isso previne doenças como a artrite, por exemplo.
Toda essa consciência corporal que o skate promove no individuo reflete numa conexão maravilhosa entre corpo e mente. Se os benefícios para a saúde física já são excelentes, espere só até ver todas as vantagens para o psicológico da criançada.
No lado de dentro: os benefícios do skate para a saúde emocional
O skate tem uma dimensão lúdica muito bacana. É um ótimo exemplo de que é possível aprender brincando, afinal, a pratica cultural do skate é uma experiência mais como uma brincadeira do que um esporte.
Sem perceber, todos estarão estimulando a capacidade de lidar com improvisos, de respeitar regras e de acatar valores simbólicos, entre uma série de habilidades socioemocionais.
Veja outros benefícios socioemocionais do skate neste sentido:
Alivia o estresse, a depressão e a ansiedade
Duas substâncias liberadas pelo cérebro na prática de skate são a endorfina e a dopamina, responsáveis pelo bom-humor, pela motivação e pela sensação de tranquilidade e bem-estar.
A ansiedade está ligada ao controle do medo, e o skate lida de frente com essa emoção. Sem falar que ajuda no estabelecimento da autoestima da criança desde cedo, no sentido de confiança em si mesmo.
Aperfeiçoa o foco e a concentração
É essencial ter atenção ao andar de skate. Cada movimento não planejado significa um risco de cair, então a concentração é cada vez mais despertada. Esse benefício do skate reflete nos estudos, na vida profissional e até mesmo em âmbito pessoal.
Desenvolve a resiliência e a perseverança
No skate, os tombos são tão importantes quanto as vitórias. A cada queda, não temos alternativa a não ser cair bem levantar e tentar de novo.
Inclusive, o skate tem muito a ver com a tomada de decisões. Sabe aquela hora em que é preciso colocar a coragem pra jogo?
Pois então, inconscientemente, isso é absorvido para outros aspectos da vida e crescemos entendendo que cair faz parte, o importante é não desistir de continuar seguindo em frente.
Incentiva a socialização e a expressão
Skatistas costumam conviver em grupos. Para as crianças, isso é uma maneira de estimular as interações sociais e o senso de pertencimento a uma turma.
Mais do que isso, o skate é um estilo de vida. Você já percebeu como esse esporte está associado à moda, à música e à criatividade em geral? Isso ajuda no estabelecimento da personalidade e na expressão de atitudes e pensamentos.
Skate é sobre ter liberdade e responsabilidade ao mesmo tempo, é sobre estar em um grupo, mas respeitando as próprias individualidades. Quem diria que o skate infantil seria tão poderoso, não é mesmo?
Você já entendeu sobre as vantagens do skate infantil, mas caso ainda tenha receio em trazê-lo para o dia a dia da sua criança, continue com a gente até o fim.
Skate: ok! Equipamentos de proteção: ok! Partiu se aventurar com segurança
Você se arrepia só de pensar em manobras radicais? Essa reação é mais do que natural, afinal, a proteção vem em primeiro lugar.
Mas o skate não é tão perigoso quanto parece quando os equipamentos e a orientação correta são dados à criança.
Por isso, na hora de comprar, procure por um skate adequado e pelos equipamentos do tamanho correto. Esteja ao lado supervisionando quando ele for andar de skate e, o ideal, procure um skatista profissional, uma escola para ajudar.